São Martinho promove ação de limpeza de praias

A Praia Nova e a Praia Formosa foram alvo de uma ação de limpeza, promovida pela Junta de Freguesia de São Martinho, em colaboração com a FrenteMar Funchal e a Escola Profissional Francisco Fernandes.


Na iniciativa, que decorreu durante a manhã do dia 20 de abril, participaram 29 pessoas, entre elementos da Junta, alunos da Escola Profissional e outros voluntários.

Entre os objetivos desta ação, que se insere na candidatura Eco-Freguesias XXI, pretendeu-se promover a qualidade das duas praias, por sinal muito procuradas pela população do Funchal, bem como a sensibilização para a importância da separação e encaminhamento correto de resíduos sólidos urbanos, de forma a evitar ao máximo a produção de lixo marinho. A parceria com a Escola Profissional acontece porque, conforme nos disse Marco Gonçalves, é “fundamental alertar os alunos para os problemas atuais relacionados com a poluição dos oceanos e por querermos que sejam adotados comportamentos ambientalmente sustentáveis”.

Recorde-se que São Martinho é a freguesia com mais complexos balneares do Funchal, sendo a Praia Formosa o maior acesso livre ao mar.
“Nós somos, claramente, a freguesia de mar e sol da cidade do Funchal. E queremos manter a qualidade das nossas praias, para benefício de todos”, declarou o presidente da Junta de Freguesia.

O Eco-Freguesias XXI é um projeto da Associação Bandeira Azul (ABAE), iniciado em 2014, que visa trabalhar com as freguesias no sentido do desenvolvimento de eco-comunidades ou comunidades sustentáveis.



Usamos cookies no nosso site para melhorar o desempenho e experiência. Ao continuar, declara aceitar todos os cookies.